Envie sua Receita…

Dicas para o uso consciente de Água

Atualmente enfrentamos algumas dificuldades quando o assunto é água, então confira algumas dicas que irão fazer você pensar melhor e aprender como fazer o uso consciente deste elemento maravilhoso.

1 – Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Em oito minutos, uma ducha gasta, em média, 24 litros.
2 – Para escovar os dentes ou se barbear, use um pote d’água em vez da torneira.
3 – Prefira descargas em caixas acopladas, que podem gastar de 3 a 6 litros a cada acionamento.
4 – Só ligue a lava-louça quando estiver cheia e, na pia, feche a torneira enquanto ensaboa pratos, panelas e talheres. Um consumo de mais de 100 litros de água pode cair para menos de 20 litros.
5 – Racione o uso de copos e pratos para evitar lavar um volume desnecessário.
6 – Só acione a máquina de lavar roupa quando atingir sua capacidade total. Ela gasta 135 litros. No tanque, deixe as roupas de molho e use essa mesma água para ensaboá-las. A água do enxágue, tanto do tanque quanto da máquina, pode servir para lavar o quintal.
7 – Verifique sempre se há vazamentos.
8 – Regador ou mangueira-revólver podem representar economia de quase 100 litros para molhar as plantas.
9 – Use vassoura em vez de mangueira para limpar pátios e calçadas. Dessa forma, você economiza cerca de 250 litros de água.
10 – Incentive a empresa onde trabalha a adotar equipamentos economizadores, como torneiras automáticas ou eletrônicas, reguladores de vazão ou arejadores, válvulas de descarga automática para mictório, válvulas de fechamento automático para chuveiro, descargas em caixa acoplada, entre outros.
11 – Sugira à empresa adotar programas de reúso de água (implementado por alguns órgãos governamentais como a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo – Sabesp), que podem ajudar na economia de muitos litros de água limpa no fim do mês.